Tendências de Internet Marketing que Dominarão 2014

A Internet mudou drasticamente a forma como a informação é partilhada, e tem tido umimpacto profundo em marketing. Ao longo dos últimos anos, tem havido mais de uma mudança na direção de técnicas de entrada, enquanto muitas táticas de saída se tornaram antiquadas. Mais empresas estão a encontrar sucesso publicando conteúdo original em vez de incorporar anúncios dentro do conteúdo externo, por causa dos benefícios adicionais que essas táticas oferecem, tais como ter uma marca e o crescimento da audiência .

Com estas tendências em mente, vamos discutir as minhas previsões para as principais tendências de internet marketing em 2014.

1 . Marketing de conteúdo será maior do que nunca

Uma das principais formas que as empresas estão estabelecendo autoridade e ganhando confiança com os consumidores é consistentemente criar conteúdo valioso através de uma variedade de canais. Isso geralmente envolve informações relevantes sobre a indústria que fornecem uma visão mais realista da mesma ou entretenimento para o público. Fazer isso permite que a empresa constantemente construa o rapport com a sua audiência e desenvolva um público fiel. De acordo com o Content Marketing Institute, as principais estratégias de marketing de conteúdo são os meios de comunicação social, artigos no site de uma empresa, newsletters, estudos de caso, vídeos e artigos em outros sites.

Usando um ou mais desses canais , as empresas são capazes de construir uma reputação positiva dentro de sua indústria. Esta tendência sugere que o marketing para as massas por meio de técnicas como anúncios de televisão e anúncios de rádio estão se a tornar menos eficazes. Em vez disso , é melhor se concentrar em marketing, através da produção de conteúdo valioso e atraente projetado para um público específico. (…)

2 . Marketing através dos meios de comunicação social vai exigir mais Diversidade

Apenas alguns anos atrás , as empresas foram limitadas no que diz respeito às redes de comunicação socail que poderiam implementar nas suas campanhas de marketing, sendo as maiores o Facebook, LinkedIn e Twitter. Agora , parece que novos sites de comunicação social estão a aparecer o tempo todo. Enquanto alguns nunca realmente “levantaram voo”, outros, como Pinterest , Google+ , Tumblr e Instagram subiram em popularidade e têm proporcionado às empresas com uma infinidade de novas opções que lhes permitem produzir conteúdo atraente numa variedade de formas de comunicação e construir as suas audiências através de mais canais do que nunca.

Consequentemente, tornou-se comum para as empresas a ramificar-se e experimentar várias redes, com o objetivo de atingir o máximo de consumidores. Esta diversificação parece revelar-se útil para muitas empresas, porque muitas vezes constrói o valor da marca, tornando mais fácil para os consumidores reconhecer uma determinada marca. (…)

3. Conteúdo centrado em imagens terá mais sucesso

Como os consumidores são atingidos com um número crescente de anúncios, está se a tornar mais importante tornar o conteúdo de fácil e rápida compreensão. Se você olhar para os sites de comunicação social que eu mencionei anteriormente que estão em ascensão, três dos quatro têm uma característica comum … eles colocam um ênfase nas imagens. A rápida ascensão ao sucesso de Buzzfeed e Pinterest são testamentos para o poder e potêncial viral de conteúdo baseado em imagem.

Blogs de ​​sucesso que recebem a maioria das partilhas sociais também costumam ter uma característica comum: apimentam o conteúdo com algumas fotos bem colocadas para separar o conteúdo e dar ênfase a certos pontos. Outro exemplo é infográficos, que combinam imagens com uma quantidade mínima de texto para explicar um tema e fornecer informações estatísticas ou dados de estudos de investigação.

Enquanto eu duvido que o conteúdo tradicional baseado em texto nunca vai ficar completamente fora de moda, é bastante claro que a incorporação de imagens é benéfico para uma campanha de marketing. (…)

4. Menos será mais

Uma tendência notável é a aparente mudança na preferência dos consumidores em relação a mensagens de marketing simplistas em vez de mensagens que tratam conteúdo em maior profundidade. Quando você pensa sobre algumas das principais marcas do mundo, como Apple e Google, eles valorizam claramente a simplicidade. Uma grande parte do apelo do Pinterest é a sua estética limpa, organizada e minimalista.

Com muitos consumidores a sentirem-se cansados de serem bombardeados constantemente com informações e propagandas que gritam ” olha para mim “, alguns dos marketers mais inovadores estão a ir na direção oposta. Estão agora a fazer esforços para simplificar as suas mensagens de campanha e não sobrecarregar os consumidores com o entusiasmo.

Talvez um artigo da Forbes explica de forma melhor : “há uma noção de que a partir da hiper- conectividade das nossas vidas altamente digitalizadas para a entrada sensorial brilhante e complicado que estamos a ser alimentados todos os dias , não há nenhuma maneira de continuar neste ritmo. Como resultado, é provável que 2013 é seja um ano em que as estratégias de marketing mais bem sucedidas serão aquelas que não são apenas de natureza simples , mas que promovem bens e serviços que servem para simplificar a vida do consumidor , ou mesmo apenas a sua experiência como cliente. ”

5. Conteúdo apropriado para dispositivos móveis será necessário

Devido ao uso generalizado (que está a crescer rapidamente ) de smartphones e tablets, é necessário que as empresas criem conteúdo, que é acessível para usuários móveis. De acordo com a Forbes, ” 87% vendas através de dispositivos até 2017 será de tablets e smartphones.” Quer se trate de criar uma versão móvel alternativa de um website ou a utilização de web design suscesptível, é importante proporcionar uma experiência positiva para os usuários que navegam através de um dispositivo móvel.

Caso contrário, é fácil perder clientes para concorrentes que se adaptaram a esta tendência. Como a mudança de PCs tradicionais e portáteis para dispositivos móveis continua , as empresas que não estão a bordo são propensos a sofrer.

6. Redirecionamento do anúncio vai crescer em Efetividade

Esta é uma estratégia de marketing que realmente pegou recentemente. Em poucas palavras, funciona através da utilização de cookies do navegador para localizar os sites que os usuários mais visitam. Uma vez que eles saem de um determinado site, os produtos ou serviços que viram ser-lhe-ão novamente mostrados em anúncios em diferentes websites.

É bastante óbvio porque é que esta técnica pode ser tão eficaz. Com apenas dois por cento do tráfego da Web convertendo na primeira visita, o redirecionamento do anúncio funciona para aumentar a taxa de conversão geral, lembrando os consumidores de um produto ou serviço que viram. Isso mantém a marca e o produto constantemente na mente do consumidor. Há ainda estudos psicológicos que têm demonstrado que a exposição simples de marcas e logotipos cria familiaridade, o que aumenta a confiança e faz com que os consumidores mais propensos façam uma compra.

Mesmo se não houver compra imediata, isto pode realmente valer a pena a longo prazo. Devido ao sucesso que muitos marketers tiveram com anúncios redirecionados, há uma boa hipótese de se tornar mais popular em 2014.

7. SEO e sinais sociais se tornarão ainda mais entrelaçados

Embora os sinais sociais continuam a normalmente não ter o mesmo impacto que os links de entrada tradicionais, é bastante inegável que eles desempenham um papel no ranking de busca orgânica hoje em dia. Afinal de contas, eles são um dos três pilares do SEO. Como o objetivo da Google e outros motores de busca é fornecer aos usuários com o conteúdo mais relevante e de maior qualidade possível, faz sentido por que eles iriam levar em consideração o número de partilhas sociais que uma página, um post num blog , artigo ou produto recebe.

Quanto mais as pessoas que compartilham uma parte do conteúdo , a maior qualidade é provável que seja , e, portanto, a sua posição deve aumentar nas páginas de resultados de pesquisas. Não é coincidência que os resultados da pesquisa de alto escalão tendem a ter muitas partilhas sociais, enquanto que aqueles de classificação inferior têm menos.

Além disso , as partilhas sociais podem servir como um selo de aprovação (ou seja, um sinal de confiança) para os visitantes que visitam uma página. Se eles vêem que tem centenas ou milhares de partilhas, é provável que haja algo de valor. Essa é uma grande razão pela qual muitas empresas estão instalando plugins de partilhas sociais e incentivando os consumidores a compartilhar o máximo possível.

Embora seja difícil prever algoritmos irão evoluir no futuro, há uma hipótese razoável de que as partilhas sociais se igualar ou até mesmo superar os links de entrada tradicionais até o final de 2014. (…)

comentários