Mito 3 – O Faz Tudo

logo-2“Eu sou autónomo”, “eu sou autosuficiente”, “eu consigo-me desenrascar, sou uma pessoa inteligente”, “se estudar umas coisas depois consigo fazer tudo à minha maneira”, “eu não preciso de ninguém”.

Este mito é um dos principais responsáveis pela quebra e queda de quase todos os negócios de Marketing Pessoal na Internet. Porquê?

O facto de nós fazermos tudo sozinhos implica duas coisas:

1. Ninguém é muito bom em tudo. Então algum aspecto do seu marketing vai ser mais pobre. A sua cadeia de valor, o que comunicamos ao mercado é como uma corrente e a força da corrente equivale à força do seu elo mais fraco. Então você tem de ter texto de alto nível, vídeos de alto nível, gráficos de alto nível se quizer transmitir uma imagem de alto nível, uma imagem profissional. Por exemplo, pode ter um conteúdo espectacular mas, se tem um logotipo fraco não importa o conteúdo, porque a imagem que você está a passar é uma de amador. Então este mito de “eu sou capaz de fazer tudo” tem esta desvantagem: vai criar elos fracos na sua corrente de valor.

2. Não fazer Networking. Esta é outra desvantagem que acho ainda pior e é consequência da primeira. Pelo facto de não pedir colaboração, não se juntar a outros profissionais como você com competências alternadas, que podem ser melhores que você em coisas que não faz tão bem, você vai deixar de fazer a melhor coisa que existe no nosso mercado que é o Networking. Ou seja, criar relações, conhecer pessoas, trocar experiências, criar mutuas dependências. Isso, realmente, é a coisa mais valiosa que nós temos porque é assim que nós evoluímos, é assim que o nosso marketing melhora e evolui.

Joined Hands

Então se você pensa que sabe fazer tudo, e até pode fazer tudo bastante bem feito maspode sempre ser melhor, é melhor eliminar esse mito porque é um dos principais responsáveis pela quebra da maior parte dos negócios online, principalmente nos que dizem respeito ao Marketing Pessoal.

comentários