Como Ser Grande

540x293_20131215_5ddce038afafd3e1e97a427b2d64a5e9_png.png

~”A informação, por si mesma, não muda nada.”

Eu já cometi um erro que é possível tu mesmo estejas em vias de cometer, se é que não o cometeste já: acumular enormes quantidades de informação e pensar que isso muda alguma coisa.

Há pessoas que nunca lêem um livro ou vêem um filme, documentário, ou o que for. O seu desenvolvimento fica comprometido por falta de exposição a ideias novas.
Há outras que são recolectoras de informação. Estudam, lêem, aprendem. Com a Internet isso passou a ser muito fácil. Qualquer pessoa, em meia hora, pode juntar mais informação que aquela que poderá ler acerca de seja que assunto for.
Contudo, mesmo com a informação adequada, pouco muda na vida da pessoa. Se a informação fosse suficiente, nós poderíamos dar um livro acerca da cura para o alcoolismo a um alcoólico e ele ficaria curado. Mas todos sabemos que isso não acontece.

O que falta adicionar à informação também não é simplesmente “acção”.

Este é o erro dos autónomos, aquelas pessoas que pensam que conseguem fazer tudo o que for preciso sem precisarem de ninguém.

Eu sou bastante assim, por natureza. Quando queres atingir algo, estudas, dedicas-te e vais progredindo, pelo estudo e pela prática.

É uma boa forma de avançar? É sim. A melhor possível. Contudo, para teres um sucesso grande, isso também não chega. Do que precisas mais? De um grupo. Precisas de te rodear das pessoas certas, das influências adequadas. Precisas de aprender, além do estudo e da prática, pela modelação, pela cópia de um modelo.

O facto de estares rodeado de pessoas que perseguem os mesmos objectivos que tu faz com que a vossa progressão seja exponencial porque o conhecimento e a prática são multiplicados pela interacção.

Qual o percurso para o teu sucesso, seja em que área da vida for?

Ter um Objectivo.
Estudar e Fazer (alternadamente e consecutivamente).
Grupo.
Já deves ter ouvido dizer alguma vez dizer que “ninguém é uma ilha” ou “ninguém cresce sozinho”. Se não ouviste, ouves agora. É verdade.

Na persecução do teu objectivo é fácil pensar que tudo depende de ti, que poderás conseguir se tiveres ideias claras, desenhares um plano de acção, aprenderes e executares esse plano. É certo, podes chegar longe assim, mas não serás muito grande.

O que te fará grande é a partilha, cuidar de outros, deixar-se cuidar, ajudar e pedir ajuda, numa espiral de grandeza.

Seja nos negócios, no amor, nos relacionamentos sociais, no trabalho, no lazer ou onde for, ou tens sucesso integral como pessoa ou fracassaste no teu propósito.

comentários