Como gerir o seu tempo no seu negócio em casa

A sua capacidade de gerir o seu tempo no seu negócio em casa pode ser a diferença entre ser bem sucedido ou não neste modelo de trabalho.

O seu tempo é o ativo mais valioso e nada o pode substituir! Como se costuma dizer: Tempo é dinheiro! E para quem trabalha no seu negócio em casa, essa frase torna-se absolutamente verdadeira.

Não importa quão rico ou pobre você possa ser, não importa quantas coisas estão na sua lista de “a fazer”: você tem apenas 24 horas por dia. Eu gostaria de ter mais de 24h por dia e aposto que você também gostaria de ter mais horas no seu dia de trabalho, certo?

O problema dessas 24 horas diárias é que não podem ser gastas apenas em  trabalhar. Temos que dormir, comer e ter tempo para a nossa família e amigos. Então só podemos ter apenas algumas horas de trabalho por dia. E como o nosso tempo de trabalho é limitado, significa que devemos tirar o máximo partido das horas que trabalhamos. Não podemos perder tempo com detalhes sem importância ou com tarefas que outros podem fazer por nós.

Quando for capaz de cortar alguns minutos aqui ou ali, você vai ser capaz de fazer um uso mais eficiente do seu horário de trabalho.

Sugestões para gerir melhor o seu tempo no seu trabalho a partir de casaFaça uma gestão do seu e-mail.

E muito comum cada um de nós ter várias contas de e-mail. Verificar cada conta de e-mail, mais do que uma vez por dia pode ser uma tarefa que pode consumir bastante e que você facilmente pode tornar menos demorada, ao centralizar a receção de todos os e-mails através do encaminhado para uma conta do Gmail, MS Outlook ou utilizando o Mozilla Thunderbird (idêntico ao Outlook, mas gratuito).

Ao centralizar todas as suas contas de e-mail, você vai poupar muito tempo comparativamente, se acedesse a todas as suas contas separadamente.

Além disso, você não precisa gastar muito tempo lendo e respondendo a e-mails que não são importantes.

Por isso você deve ser capaz de filtrar e classificar rapidamente a importância dos e-mails que você recebe, de forma a não perder tempo com aqueles que sejam inúteis e que o possam distrair. Você deve apenas ler os emails relevantes que sejam relacionados com o seu negócio e deixar de parte aqueles que são irrelevantes

Estabeleça um horário de trabalho

Estabeleça um horário de trabalho e priorize as suas tarefas diárias: um dia de trabalho agendado é um dia de trabalho eficiente. Você vai fazer muito mais em menos tempo, se você for capaz de estabelecer com antecedência as suas tarefas e se as colocar numa lista para ser consultadas ao longo do dia à media que vai executando-as.

Você deve começar o seu dia de trabalho estabelecendo e organizando a tarefas que vai fazer durante o seu dia, antes sequer de consultar o seu e-mail, facebook ou até de arruamar a sua mesa. Esta atitude diária vai ajudá-lo a organizar o seu tempo de uma forma muito mais eficiente e produtiva.

Concentre-se nas atividades que lhe produzam resultados

Quando você faz a sua programação do seu dia de trabalho, você precisa de ter a certeza de que as tarefas que você programa são as que vão de facto fazer o seu negócio crescer e prosperar.

Não desperdice o seu tempo e energia em tarefas que possam ser feitas por outros, caso você tenha um assistente.

Invista tempo em terceirização do seu negócio. Você pode adicionar horas ao seu dia, e a cada dia quando você terceirizar as tarefas mundanas dos seus negócios. Isto quer dizer que há medida que o seu negócio cresce você deve arranjar uma pessoa para fazer estas tarefas que consomem o seu tempo precioso.

Você pode terceirizar as tarefas tais como a escrituração e contabilidade, submissão de ebooks e artigos, viagens e planeamento de eventos e a escrita de anúncios. Assim você ficará com tempo disponível para investir o seu tempo no crescimento do seu negócio: fazendo contatos e fechando negócios, por exemplo.

Evite gastar o seu tempo em atividades contra produtivas

No seu dia a dia, você pode cair no erro de gastar o seu tempo em atividades contra produtivas, mesmo que seja de uma forma inconsciente. Por exemplo, você pode ser tentado a fazer favores aos seus amigos e família durante o seu horário de trabalho; assistir tv, ver sites de piadas e vídeos divertidos, etc.

Você ficará surpreso com a quantidade de tempo que você desperdiça no seu dia a dia, caso faça um registro de onde gasta o seu tempo ao longo de vários dias.

Não me interprete mal. Todos nós precisamos de tempo para descansar. Todos nós devemos relaxar e descansar o nosso corpo e mente e não podemos estar constantemente a pensar em negócios, mas, podemos e devemos limitar as atividades que sejam improdutivas.

É necessário fazer a melhor gestão do tempo, de cada dia que nos for possível. Só assim, os nossos negócios a partir de casa podem florescer e ser bem-sucedidos.

comentários