”Afiliados” é Multinível?

~~Ultimamente muitas pessoas me têm perguntado se um sistema de afiliados é um sistema multinível. Realmente existem semelhanças, mas também existem diferenças e, pedindo perdão a quem as conhece, vou explicá-las rapidamente a quem as desconhece.

Começo pelas semelhanças.

Num sistema de afiliados alguém é pago porque indicou um produto ou serviço a outra pessoa e esta pessoa adquiriu-o. O vendedor desse Bem recompensa assim o “boca a boca”, normalmente com uma comissão sobre o valor da venda.

Como este comissionamento pode ser efectuado em um só nível ou em vários níveis (por exemplo: eu posso ser comissionado pela venda de um bem a alguém que foi recomendado por uma pessoa que foi recomendada por mim), há pessoas que decidem entender que se trata da mesma coisa: afiliados é igual a multinível. Neste ponto, falando de convites em vários níveis, há semelhanças, mas também as há entre os esquemas de pirâmide e o multinível e já ninguém acha que sejam a mesma coisa.

Diferenças.

Primeiro temos de ver o que define um multinível:

Será que é o pagamento de comissões em cadeia, de referido em referido? Se for esse o caso então praticamente todos os sistemas de venda de produtos e serviços na Internet são multinível. É que, começando pela Amazon, a maior livraria do mundo online, passando por sistemas de venda de domínios, o Google com o seu Adsense que milhões de sites utilizam, lojas online dos mais variados produtos, de sistemas de teleconferência, o Paypal que é o maior sistema de pagamentos por Internet do mundo, etc. todos os sites melhor sucedidos utilizam esta forma de comercializar os seus produtos. Porquê? Porque funciona.

Pensemos um pouco: A Amazon é um multinível? O Google é um multinível? O HotConference é um multinível? Não.

Um sistema de afiliados nada tem a ver com um sistema multinível por um motivo muito simples e claro: NÃO TEM PLANO DE MARKETING!
•Não é o plano de marketing que define um multinível?
•Um plano de carreira?
•A possibilidade de residuais, ou royalties, que são Direitos de Autor!
•A construção de um negócio independente e próprio?
•A construção de organizações e constituição de liderança?
•Ou é pura e simplesmente o pagamento de comissões em cadeia?

Sem plano de marketing não há multinível. E isto não é um pormenor. É a base de qualquer multinível.

Sem plano de marketing um multinível não passa de um sistemazinho de afiliados, que pode até ser muito bem-sucedido, mas está desenhado exclusivamente para aumentar as vendas do vendedor e não para que os afiliados construam negócios independentes com base neles. E como o objectivo não é que os afiliados construam os seus negócios independentes e se tornem lideres de uma organização (facto que deriva directamente da existência de um plano de marketing) não há regras de ética formais, sistemas de formação extensos e contínuos, organização de pessoas em eventos, foco no desenvolvimento pessoal, etc. Tudo o que define a filosofia e a praxis de uma empresa multinível é o que deriva exactamente da existência de um plano de marketing que dá sentido e suporta tudo o resto, incluindo a distribuição dos rendimentos pela cadeia acima.

O facto de existirem alguns multiníveis (legítimos) na internet que utilizam sistemas de afiliados ajuda a criar confusão, mas se os conceitos estiverem claros talvez seja mais fácil “chamar os bois pelos nomes” e não colocar simplesmente tudo no mesmo saco.

Espero ter esclarecido um pouco algumas pessoas que me têm colocado esta pergunta e… seja qual for a oportunidade, multinível ou afiliados, se achar que é para si, agarre-a. Melhor… se possível… agarre as duas, principalmente se encontrar um programa de afiliados que faça explodir o seu negócio multinível.

comentários